CoronaVírus

Lavar as mãos – o principal hábito de higiene para este momento!

São diversas as medidas que precisamos tomar ao sair e voltar para a casa. A principal e mais básica de todas é lavar as mãos! Uma ação tão simples que pode mudar muita coisa.

A higienização das mãos é indispensável para se evitar epidemias, podendo diminuir até 40% a contaminação causada por bactérias e vírus que causam inúmeros problemas como: virose, conjuntivite, etc. Inclusive 41% das mortes em crianças recém-nascidas podem ser evitadas lavando as mãos antes de pega-las, dados divulgados por organizações como a OMS e Unicef.

O Ministério da Saúde (MS), criou um lembrete dos momentos em que precisamos higienizar as mãos, sendo eles: sempre que tossir ou espirrar, quando cuidarmos de alguém doente, durante o preparo da alimentação, antes de comer, depois de ir ao banheiro, quando visivelmente estiverem sujas e ao passar as mãos em animais ou limpar suas fezes.

Mas existe uma maneira correta de lavar as mãos. Não é apenas jogar água e passar um sabão de qualquer jeito, precisa ficar atento a algumas áreas que na correria podem passar despercebidas. Então, complementando a informação oficial do “MS”, segue as instruções de como realizar esse procedimento corretamente.

Após molhar as mãos e aplicar a quantidade necessária de sabão, deve-se ensaboá-las, friccionando uma mão contra a outra, espalhando o sabão por toda a superfície. Após, deve esfregar com a palma de uma das mãos o dorso da mão contrária, passando os dedos, uns entre os outros. Realizar esse movimento em ambas as mãos.

As unhas/dorso dos dedos devem ser esfregados contra a palma das mãos, com movimentos de vai e vem, assim como as “pontas” das unhas/dedos, em movimentos circulares, estando a palma da mão levemente arqueada, formando uma concha.

Os dedões precisam ser lavados individualmente, sendo envolvidos pela mão contrária. E por último os punhos, que também devem ser envolvidos para a finalização desta parte da higiene. Depois, enxágue bem toda a área exposta ao sabão, evitando tocar com as mãos a torneira, finalizando o procedimento com a secagem, utilizando papel toalha descartável.

Siga nossas mídias sociais para mais conteúdo:
Facebook (português)Facebook (inglês)InstagramTwitter e Youtube.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *