Autoridades paraguaias da cidade de Luque e dos departamentos de Guairá e Paraguarí declararam em documento oficial interesse cultural, turístico e ecológico ao Circuito Tapé Avirú, evento de realização da Associação Dakila Pesquisas do núcleo Paraguai, que acontece entre os dias 1 e 4 de outubro.
Conforme consta nos ofícios, a realização do evento traz um impacto positivo no turismo e na economia local que irá contribuir nos setores de hotelaria, trabalhos artesanais e gastronômicos, cabendo as autoridades apoiar a execução de projetos e eventos que tragam desenvolvimento à região.
Para Juliet Sarai, coordenadora do núcleo Paraguai, os reconhecimentos de interesse cultural e turístico simbolizam uma parceria que é essencial para a realização de eventos e atividades do grupo. “Criar novas alianças para trabalhar em prol da cultura é muito importante diante das pesquisas e buscas que Dakila fará pelas cidades ligadas ao Tapé Avirú e que contribuirá com o setor do turismo. Esse apoio também nos proporciona autonomia de explorar caminhos e lugares que poderão oferecer muito mais desenvolvimento à região. Por isso, quero agradecer a cada autoridade que nos recebeu e nos apoiou não só na realização desse Circuito, mas que também já demonstraram interesse nos demais eventos que vamos realizar no futuro”, afirma.
Esse é o primeiro circuito de muitos outros encontros turísticos que serão realizados pela Associação Dakila Pesquisas no Paraguai. “O Tapé Avirú marca o início das atividades e pesquisas do grupo aqui na região e queremos levar nosso país a um patamar turístico de grande visibilidade, temos muitas histórias das nossas origens que têm sido postergado e o Núcleo surge para desmistificar o que nos é contato e, também, dar espaço para que as pessoas busquem conhecimento e despertem o interesse pela nossa cultura”, explica Sarai.
Acompanhe a cobertura completa do Circuito Turístico Tapé Avirú pelo Instagram @tapeavirupy e @tvchaovivo.
Imagem em destaque: Divulgação