Sob a ótica de temas ligados à crise mundial, o canal Urandir Responde, do pesquisador e empresário Urandir Fernandes de Oliveira fez uma ampla análise sobre as dificuldades durante a pandemia e a necessidade de todos se reinventarem para enfrentar os momentos de incertezas.
Ele começou um quadro intitulado “É só uma ideia” inserido em seu canal na companhia das também pesquisadoras Larissa Kautzmann e Maria Paula Cunha, levando muita informação calcada em resultados de pesquisas, tecnologia de ponta e muito mais. Recheado de novidades e atrativos como o “Momento Desafio”, incentivando a interação com os internautas.
Lançada na segunda-feira dia 17/05, o trio abordou diversos assuntos do momento, entre eles questões ambientais relacionadas à Amazônia Azul, muita informação sobre o mundo digital e as tecnologias de última geração, assim como as dificuldades enfrentadas pelo povo brasileiro durante a pandemia da Covid-19. Ao mesmo tempo, o pesquisador apontou opções para que o cidadão consiga suplantar as dificuldades com a criação de novas oportunidades e soluções para estes momentos de incertezas.
Um dos tópicos da primeira live mostrou dados na área da educação. Segundo levantamento, no decorrer da pandemia, 67% dos alunos tiveram dificuldades para organizar seus estudos online; 57% dos alunos brasileiros passaram a ter aulas em casa e 15 estados, que somam juntos mais de 42 milhões de alunos, optaram por métodos de ensino não presenciais para compensar a falta de aulas durante a pandemia, mesmo com o fato de o Brasil ter o registro dando conta que mais de 40 milhões de brasileiros não possuem acesso à Internet, dos quais ao menos 19 milhões estão passando fome.
No plano econômico Urandir, Larissa e Maria Paula procuraram mostrar de forma fácil e didática como alguns empresários se organizaram para o negócio não “morrer” durante a pandemia, embora, nos piores momentos da crise, em 2020, ao menos 75 mil estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços tenham fechado as portas e encerrado as atividades no Brasil.
Ainda na área econômica, eles lembraram sobre a prisão de empresários como se fossem marginais, acusados de furar alguma regra de controle da pandemia estabelecida pelas autoridades sanitárias. No lado positivo destacaram a criatividade dos pequenos e micro empresários brasileiros que se reinventaram e conseguiram crescer neste difícil período.
Eles focaram também no mundo cada vez mais digital e tecnológico, realidade que já pode ser vista no mercado financeiro, onde os bancos digitais ganharam mais espaços durante a pandemia e permanecem em alta no Brasil e no mundo. Essa mesma realidade vai se repetir com as moedas, cada vez mais digitais. Um dos exemplos citados por Urandir é o Bônus Dourado Mercantil – BDM -, primeira moeda digital brasileira com cotação reajustada diariamente e que valorizou mais de 100% desde o seu lançamento há menos de seis meses.
No “Momento Desafio” foi mostrada uma pedra premiando com 50 BDMs os 10 primeiros internautas que responderam corretamente, o que provocou uma imensa participação dos internautas já na primeira live. “É só uma ideia” prosseguirá com sucessivas lives sempre com o intuito de informar e esclarecer diferentes temas da atualidade, com uma visão descontraída repleta de informações.