Os artistas paraguaios que compõem os grupos Jaguaru Folk, Las Paraguayas e o Elenco Folklórico Municipal de Luque chegaram em Campo Grande nesta quarta-feira (30) já trazendo muita alegria e diversão por onde passaram. Antes da grande apresentação, marcada para esta quinta-feira (31), na praça do Rádio, às 19h, os músicos e dançarinos puderam conhecer um pouco da beleza da capital morena e ainda dar uma pequena amostra das apresentações na Colônia Paraguaia e na Feira Central.
Após a chegada, todos se direcionaram ao ônibus do City Tour e percorreram por alguns pontos turísticos da cidade. No passeio, a música não ficou de fora e chamou muita atenção de quem os via passando. Em seguida, a parada foi na Colônia Paraguaia, cujo grupo Las Paraguayas e o Elenco Folklórico de Luque fizeram uma pequena apresentação na abertura do Seminário RILA – Relações entre Mato Grosso do Sul e sua Capital com os departamentos de Amambay e Concepcion del Paraguay.
A programação do dia encerrou na Feira Central, onde os artistas foram jantar e acabaram subindo ao palco da “quarta cultural” para dar uma palinha de música e dança paraguaia, junto com o cantor da noite Rodrigo Nogueira que tocou muito chamamé e guarânia.
Maziela Gaona, é integrante do grupo Las Paraguayas e conta que é sua primeira vez em Mato Grosso do Sul e ficou encantada com a capital. “Uma cidade muito linda. Eu amo a comida brasileira e as pessoas aqui são muito carinhosas e adoráveis, nos sentimos em casa. Gostei das araras por todos os lados, aqui é muito grande, não imaginava que era assim tão bela”.
“A cultura é universal, é o que une cidades e pessoas, estamos muito felizes em trazer um pouco do Paraguai para cá, o trabalho de nossos artesãos, nossa música e dança. Esperamos que seja do gosto de todos. Agradecemos ao Ecossistema Dakila e Tapé Aviru por nos unirmos nessa festa folclórica”, afirma Maziela.
José Fernández é o responsável e coreógrafo do Elenco Folklórico Municipal de Luque. Esta também é a primeira vez dele e do grupo em Mato Grosso do Sul e ficaram encantados com a experiência que tiveram logo no primeiro dia. “Campo Grande é linda, muito colorida e com pessoas gentis que, apesar da dificuldade de comunicação devido ao idioma, procuram formas de nos ajudar no que precisamos. Ontem fizemos um city tour pela cidade conhecendo sua história e cultura, também pudemos observar murais, estátuas alusivas às araras, onde os guias nos contaram que essas aves vivem livremente passeando pela cidade, esperamos poder observar algumas durante nossa estadia”, conta José.
“Estou muito feliz por tudo que estamos vivenciando e prometemos retribuir o carinho com um grande show nos dias que estamos aqui no Mato Grosso Sul. Quero agradecer a organização Dakila Pesquisas e Tapé Aviru PY pela oportunidade oferecida a toda a delegação paraguaia que vem apresentar sua arte através da música e da dança com a revista musical “Terra Gloriosa” que será imperdível”, pontua o coreógrafo.
Terra Gloriosa
Nesta quinta-feira, 31 de março, a partir das 19 horas, acontece o evento “Terra Gloriosa – Alianças Culturais” que trará a arte paraguaia ao palco da praça do Rádio em Campo Grande (situada na Av. Afonso Pena, entre as Ruas Pedro Celestino e Padre João Crippa). A festividade é uma realização do Ecossistema Dakila, Núcleo Tapé Aviru Paraguai, juntamente com a Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Grande (Sectur) e vai acontecer de forma gratuita à população.
Grupos artísticos do Paraguai vão apresentar performances de dança e música ressaltando a cultura e tradição da região que consequentemente é muito forte no estado de Mato Grosso do Sul. Jaguaru Folk, Las Paraguayas e o elenco folclórico municipal de Luque estão na programação da noite.
O município de Corguinho e o distrito de Taboco também recebem a visita dos grupos artísticos paraguaios. A mostra de dança e música vai acontecer no dia 1º de abril, em Corguinho, na praça Limirio Cândido Vilela, a partir das 18h. E no dia 02 de abril o grupo segue à região do Taboco para se apresentar. O evento vai começar às 18h na Av. Pedro Balduíno – em frente a Escola Francisco Nogueira Sobrinho.