O maior rally das Américas, que este ano se torna o maior do mundo, começa oficialmente no dia 26 de agosto em Foz do Iguaçu. Na celebração dos 30 anos de história, o Rally dos Sertões terá 7.216 quilômetros, roteiro mais longo de todas as competições, e passará por oito estados das cinco regiões do país – pela ordem, Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte –; até a chegada, em Salinópolis (PA). Pelo quarto ano consecutivo, no modo Aventura, a equipe Pantaneiros no Sertões, que nasceu no Mato Grosso do Sul, marca presença no evento off-road. A 067 Vinhos, empresa que integra o Ecossistema Dakila, é patrocinadora oficial da categoria Expedição 4×4 Aventura e dessa equipe que representa o MS.
O grupo Pantaneiros no Sertões surgiu em 2019, a partir da iniciativa de um pai e seus dois filhos – Alexandre, Nuam e Davi Fontoura – de querer participar do maior Rally do Brasil, porém numa pegada mais turística. Neste ano, a equipe segue na categoria Expedição 4×4 Aventura com 14 veículos e aproximadamente 35 pessoas.
Nesta sexta-feira (29), a partir das 9 horas, em frente ao Bioparque Pantanal (Av. Afonso Pena, 6277) a equipe Pantaneiros vai realizar uma apresentação pública do evento e falará sobre o processo de preparação do time e das caminhonetes que vão participar da Expedição. “Todos os anos, nosso shakedown [testes nos carros e treino dos participantes] é feito no Pantanal, dessa vez recebemos o convite para realizar os treinamentos na Cidade Zigurats, em Corguinho, e aceitamos esse desafio. No sábado (30) estaremos na região realizando um determinado percurso a fim de nos preparar para o evento”, afirma Alexandre Fontoura, um dos organizadores do time Pantaneiros no Sertões.
Dentro do Rally existe uma categoria chamada Aventura que possui várias expedições sertões; uma delas é a Expedição Sertões/4×4 Aventura, da qual o time Pantaneiros faz parte. Nesta modalidade, os participantes não competem, mas desfrutam de todo o turismo e adrenalina off-road em quatro rodas.
Em novembro do ano passado, a Cidade Zigurats recebeu, pela primeira vez, a visita de participantes da Expedição Sertões. O objetivo dessa modalidade é fazer com que os participantes sintam como é a experiência do mundo off road, conhecendo as estradas e as culturas dos lugares por onde acontecem as competições da maior aventura brasileira sobre rodas. A iniciativa de colocar a Cidade Zigurats na rota do passeio partiu do organizador Renato Perotti, que é apaixonado pelo Rally e sempre ficou encantado com os lugares e as culturas por onde a modalidade passa.
O Sertões tem dentro de seus objetivos promover lugares que poucos brasileiros conhecem. O turismo é um de seus principais pilares, além do esporte e o social, setores que também se unem aos propósitos da 067 Vinhos e das outras empresas do Ecossistema Dakila.
Ao longo dos 29 anos de Sertões, 184 mil km foram rodados, 117 cidades receberam o evento off-road e mais de 2.300 pessoas competiram. Conheça o Pantaneiros no Sertões e acompanhe a primeira participação do time no Rally: Aventura no Rally dos Sertões – Parte 1 – YouTube.
Foto em destaque: imagens/Equipe Pantaneiros