Visando um futuro mais promissor e de grandes expansões, a Associação Dakila Pesquisas reformulou uma de suas frentes de atuação, e implantou uma nova forma de trabalho com foco na integração e parcerias públicas e privadas por meio de um ecossistema de negócios e desenvolvimento humano.
A representação e significado de ecossistema se dá por um conjunto de comunidades que habitam e interagem em um determinado espaço. O termo é muito utilizado na ciência e biologia, mas também começou a ser retratado no que diz respeito a negócios e parcerias visando um objetivo em conjunto.
Tendo em vista essa definição do termo, o Ecossistema Dakila parte de um trabalho organizacional e de propagação daquilo que já foi construído e desenvolvido quando todo o conjunto de ações ainda era denominado Projeto Portal.
“O começo de tudo foi há mais de 20 anos, parte de um planejamento e de uma ideia que seria colocado em prática e necessitava de estudos, pesquisas, parcerias para criar o que temos hoje – uma cidade em constante expansão e crescimento. Chegou um momento em que vimos que tudo o que foi criado deixou de ser um projeto e virou uma realidade, pois já tínhamos casas, centro tecnológico, observatórios e outros setores. Por isso a necessidade de reformular não só o nome, mas as atuações para se manter tudo o que já foi conquistado e expandir cada dia mais. Disso surge o nome Idakila e Dakila que significa sábio de si mesmo e buscadores do mundo, afinal somos exatamente isso e estamos numa constante busca e crescimento, agora é só uma questão de ir melhorando e ampliando com o tempo”, explica Urandir Fernandes de Oliveira, presidente de Dakila Pesquisas.
Mas que parcerias são essas?
Com a iniciativa viu-se a necessidade de ter materiais e mão de obra para desenvolver os estudos e pesquisas para então chegar à realização. Pensando nisso, e também na valorização das riquezas regionais de Mato Grosso do Sul, que Urandir conciliou e facilitou os processos criando o ciclo de empresas que formam o ecossistema, sendo elas: BDM Digital, Brazilian Kimberlite Clay, Argila Kimberlito do Brasil Indústria Ltda., Argila Kimberlito do Brasil Mineradora Ltda., BKC Cerâmica, Cidade Zigurats, MerKadores, Recanto de Havalon, Zigurats Materiais de Construção, e mais recentes como Kion Cosmetics e 067 Vinhos, entre outras.
Urandir ressalta que para se construir uma cidade é preciso abranger diversos setores, desde a construção, alimentação, educação, finanças e muito mais. “O que esperamos é que o retorno desse ciclo, desse ecossistema, seja autossustentável em todos os sentidos até mesmo na tecnologia, englobando as questões ecológicas, ambientais, questões sociais e principalmente trazer mais dignidade às pessoas. Somente a parceria faz com que tudo aconteça de maneira rápida e harmoniosa visando um futuro mais promissor onde todos ganham e se ajudam”, afirma.
O Ecossistema Dakila é a nova fase que serve de estrutura e análise de resultados com foco em ajustar e, até mesmo melhorar, a trajetória e compartimentos desenvolvidos por Urandir Fernandes visando propagar tudo o que já foi criado com as parcerias, proporcionando a população novas experiências.