Há mais de 30 anos o Ecossistema Dakila contribui para o desenvolvimento local de diversas cidades do Brasil, principalmente em Mato Grosso do Sul, estado onde nasceu a holding company. Sem levantar bandeira política de nenhum partido, as ações do Ecossistema levam às regiões ganhos econômicos, turísticos e sociais, sempre pensando no bem comum à humanidade. Os trabalhos já realizados, resultaram em diversos reconhecimentos por parte dos gestores públicos ao longo dos últimos anos.
O movimento de Dakila está proporcionando a união política no Brasil, é o que afirma o CEO do Ecossistema Dakila, Urandir Fernandes de Oliveira. “Queremos ver os partidos em harmonia, colocando a população e o desenvolvimento social como prioridade, sem disputa de poder. Vejo que nossos trabalhos já estão trazendo essas mudanças no cenário político”.
Gustavo Guerra é vereador na cidade de Corguinho e também integra o grupo Dakila. Estando em ambos os lados, o parlamentar enxerga que a inserção de boas práticas é fundamental para se fazer uma gestão pública de qualidade. “Como Dakila, queremos levar nosso exemplo de vida, de prosperidade e de conhecimento. A política é linda, o que falta são pessoas aplicarem ela da mesma forma, governando com justiça e dignidade em benefício da nação brasileira”, pontua.
Por meio da Parceria Público-Privada (PPP), o Ecossistema Dakila já desenvolveu muitos projetos e fortaleceu a economia e o turismo local. Neste ano, por exemplo, Campo Grande, Corguinho e Taboco, no Mato Grosso do Sul, receberam o evento Terra Gloriosa – 1ª Aliança Cultural entre Brasil e Paraguai. A ação, realizada em conjunto com os órgãos públicos, levou atrações artísticas diferenciadas, fomentou o turismo e multiplicou as vendas dos comerciantes.
Através do BDM Digital, o fomento à economia foi ainda maior. Em 2020, quando o ativo iniciou, tendo como inovação a funcionalidade nos comércios, seu valor era de R$ 3. O crescimento foi tão expressivo que hoje um BDM equivale a R$ 9,63 – cotação de 26 de agosto de 2022 – ultrapassando a margem de 200% de valorização.
Durante a propagação do BDM Digital, diversas ações sociais e sustentáveis foram realizadas, a fim de fazer as pessoas conhecerem o ativo e desenvolver a sustentabilidade trocando latinhas, garrafas, panelas velhas e artesanato regional por BDM. O movimento de troca multiplicou a prosperidade dos moradores de Rochedo e Corguinho, cidades onde a ação ainda acontece todos os meses.
Na educação, o Ecossistema Dakila realizou a doação de 10 aparelhos de ar condicionado para a cidade de Corguinho (MS). Alan Fernandes de Oliveira, proprietário da 067 Vinhos e da Pantanal General Trading, empresas que integram a holding company, atendeu o pedido dos parlamentares do município e investiu em aparelhos que foram destinados à APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e à Escola Estadual José Alves Quito, Escola Municipal Frei Otávio João Simionato e Escola Municipal Francisco Nogueira Sobrinho.
No contexto educacional, o BDM Digital, juntamente com o Senac Hub Academy e a startup Hard Engage, criou o projeto piloto Hard Engage Academy: uma ação que levou diversão e conhecimento sobre o mercado financeiro e o de jogos para jovens da rede pública de ensino.
No setor de infraestrutura, as estradas que interligam a rodovia MS 080 até o Recanto de Havalon e Zigurats são mantidas pelo Ecossistema Dakila, a fim de proporcionar aos moradores da região e visitantes um trajeto mais seguro. Além disso, com o desenvolvimento local e crescimento do complexo turístico de Dakila, a geração de emprego aumentou nos últimos anos.
“Dakila tem uma participação muito ativa na geração de emprego do nosso município [Corguinho], sendo a empresa que mais emprega, e queremos estreitar os laços para que esse setor se multiplique. O Ecossistema é uma referência e sempre abraça a nossa população”, destacou Barrinha, vice-prefeito de Corguinho.
O esporte também é incentivado por Dakila. Nos últimos meses o BDM Digital tem apoiado diversos eventos esportivos e modalidades como: a corrida Street Race; o time de Voleibol em Rochedo, a Liga das Quadrinhas, com a 1ª Copa BDM Digital de Futsal; campeonato de basquete em Porto Alegre, entre outras competições e eventos voltados à saúde e bem-estar.
O Ecossistema Dakila, por meio de suas empresas, se insere na Rota Bioceânica – um projeto que irá colocar o estado de Mato Grosso do Sul mais próximo dos mercados asiáticos e o tornará um hub de negócios. A fim de propagar a prosperidade, visando a multiplicação de ações que vão beneficiar a população, Dakila participa ativamente das tratativas e discussões sobre o desenvolvimento econômico, turístico e social; oportunidades comerciais; geração de renda; entre outros assuntos do corredor bioceânico.
Reconhecimentos
Os trabalhos do Ecossistema Dakila, sempre voltados para o bem da população, resultaram em diversos reconhecimentos por parte dos gestores públicos e grandes autoridades mundiais ao longo dos últimos anos. A frente dessa grande organização, Urandir Fernandes de Oliveira, CEO da holding company, se destaca pelas iniciativas empresariais, inovações tecnológicas e pesquisas em diversas áreas do conhecimento.
Um reconhecimento de grande importância que aconteceu neste ano de 2022 foi o troféu de excelência pelos trabalhos realizados nas fronteiras tecnológicas, científicas e humanitárias, durante o Future Innovation Summit, que aconteceu em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Sendo a única empresa brasileira convidada para o evento, o Ecossistema Dakila se destacou ao apresentar as pesquisas e desenvolvimentos no campo da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) por meio do BDM Digital e da Cidade Zigurats. A entrega do troféu foi realizada pelas mãos de sua alteza Sheikh Saqer Bin Mohammed Al Qasimi e Mr Adnan Al Noorani, fundador do Future Innovation Summit.
Em Junho de 2022, na Sede de Dakila Pesquisas no Mato Grosso do Sul, Urandir foi homenageado pelas cidades de Corguinho, Rochedo, Jateí (todas sul-mato-grossenses) e pelo Parlamento de São Paulo, que representa 19 cidades do estado. O reconhecimento se deu perante sua história, bravura, serviços prestados aos municípios e por levar o nome de Mato Grosso do Sul ao mundo.
O presidente do Ecossistema Dakila foi uma das personalidades reconhecidas no prêmio “Destaques do Ano 2021”, publicado pelo Jornal O Estado de Mato Grosso do Sul. O prêmio da 13º edição foi entregue a todos aqueles que prestaram serviços relevantes à sociedade, principalmente no período da pandemia.
No ano passado, Urandir recebeu do CONFEP (Conselho Federal Parlamentar) o prêmio MBA (Master of Business Administration) em reconhecimento a sua dedicação, empenho e, principalmente, pelas ações sociais praticadas em benefício da população brasileira. Em Rochedo, recebeu a Medalha de Honra ao Mérito Legislativo Especial. A honraria é uma homenagem àqueles que fazem, ou já fizeram, a diferença pelos trabalhos realizados e que levam, de alguma forma, melhoria e desenvolvimento para o município.
A mais recente honraria a receber aconteceu no dia 26 de agosto, onde foi condecorado com o troféu “Os Melhores da Cidade” pela Rede MS Record que além de celebrar os 123 anos de Campo Grande, também comemorou o aniversário da rádio FM Cidade 97. O reconhecimento foi destinado às pessoas que contribuíram, e ainda contribuem, para o progresso da capital sul-mato-grossense por meio de trabalhos relevantes voltados tanto para o desenvolvimento econômico quanto para o social.
Acompanhe tudo o que acontece no Ecossistema Dakila pelo site dakila.com.br e também pelas redes sociais (@dakilapesquisas). Por meio do Instagram e Facebook é possível conferir em tempo real as ações de todas as empresas da holding company. Há também o canal no YouTube, ative o sino de notificação e não perca nenhuma atualização.