As inscrições para a primeira edição do Circuito Turístico Tapé Avirú Experience, no Paraguai, foram ampliadas e prorrogadas. Devido à grande procura, a organização aumentou mais 45 vagas no evento e estendeu até o dia 25 de setembro o prazo para confirmar a participação. O circuito é destinado a qualquer pessoa que tenha interesse em participar e buscar por conhecimentos diversos, principalmente sobre a história da humanidade. O encontro está repleto de atrativos culturais, históricos e experimentais por meio do turismo de aventura.
O encontro vai acontecer entre os dias 1 e 4 de outubro e dentro da programação destacam-se festas e apresentações regionais, inauguração do relógio do Sol em Luque, passeios em Paraguarí, turismo de aventura no Cerro Yaguarón, entre outras atividades de campo que vão retratar as origens do ser humano.
O relógio do sol é um presente de Dakila Pesquisas do núcleo Paraguai à cidade de Luque e será inaugurado na Ciclovia Valois Ricarola. “Convidamos um artesão para fazer uma escultura do relógio, que foi um tipo muito usado por civilizações antigas, onde por meio da observação da posição do sol é possível medir a passagem do tempo. Esse presente representa que Dakila oficialmente inicia seus trabalhos no Paraguai e agradece por todo o apoio do município de Luque na realização desse evento”, afirma Juliet Sarai, coordenadora do núcleo.
O secretário da direção de cultura da cidade de Luque, Félix Sánchez, ressalta que o município está se preparando da melhor forma possível para dar as boas-vindas e receber os turistas que vêm de fora. “A realização do Tape Aviru Experience é algo muito esperado depois da pandemia que vivemos, isso para nós representa a abertura do turismo dentro da cidade. O Circuito que estamos preparando junto com a prefeitura vai reabrir Luque, e esperamos melhorar nossa potencialidade turística já que o setor é o que mais movimenta e gera recursos para o país”, diz.
O presidente de Dakila Pesquisas, Urandir Fernandes de Oliveira, ressalta que este será um evento inesquecível que marca mais um trabalho internacional que se inicia. “Vamos acompanhar de perto os mistérios e as histórias ainda não descobertas ou contadas à população, vamos levar o conhecimento a todos aqueles que se interessam por aprender e viver experiências novas. Ainda há muito a ser descoberto sobre a existência da humanidade que, de certa forma, impacta no presente e no futuro”, diz.
Tapé Avirú é o nome dado no Paraguai, mas também pode ser conhecido como Peabiru, caminho do Biru, caminho da terra sem mal, caminho para o centro da terra, estrada dos Incas e diversas outras denominações. São trechos que cortam o continente sul-americano e se interconectam por meio de um campo magnético criando uma estrada com várias ramificações.
Alguns contextos denominam que o Tapé Avirú foi um caminho criado pelos Guaranis como algo ancestral para conectar os oceanos Pacífico e Atlântico através do centro da América do Sul cruzando Brasil, Paraguai, Bolívia e Peru. O percurso segue a rota da Via Láctea e é considerada pelas histórias como o caminho eterno da terra, uma estrada que não teria mal.
A expectativa é de receber cerca de 150 pessoas para esse evento. Juliet Sarai, coordenadora de Dakila Pesquisas do núcleo Paraguai, afirma que tudo está sendo preparado com muita dedicação para receber os participantes.
“Esperamos a participação da população para que conheçam a história das nossas origens e participem das descobertas que vamos fazer ao longo do tempo. Vamos juntos descobrir o legado oculto dos Guaranis, suas riquezas e grandezas culturais, além das suas tecnologias e conhecimentos. Oficialmente, as portas de Dakila Pesquisas do núcleo Paraguai estão abertas a todos que buscam investigar, experimentar e desenvolver experiências únicas”, diz Sarai.
Serviço: Circuito Turístico ecológico-ufológico Tapé Avirú Experience
Onde: Paraguai – nas cidades de Luque e departamento de Paraguarí
Quando: Dias 1,2,3 e 4 de outubro de 2021
Inscrições: Até 25 de setembro de 2021
Siga no Instagram: @tapeavirupy
Siga no Facebook: Tapé Avirú Py
Entre em contato pelo WhatsApp https://wa.me/595981404380 para fazer sua reserva, saber a programação completa do evento e/ou tirar dúvidas.