Em 2024, as quase 1 milhão de pessoas envolvidas no funcionamento do Ecossistema Dakila se uniram para avançar ainda mais os limites da descoberta científica em apoio à nossa missão. O bem-estar de nossos associados, colaboradores e entusiastas continuou a ser nossa força motriz neste ano que se encerra.
Estando na vanguarda da busca pela aplicação de tecnologias emergentes e disruptivas na melhoria da vida das pessoas o nosso Ecossistema construiu parcerias estratégicas com líderes da Indústria – em diversos países e em diversas áreas – e adotou as tecnologias resultantes dessas parcerias para podermos oferecer as mais avançadas formas de amenidades da vida cotidiana neste período nebuloso do Brasil e do mundo; o carro voador é um dos melhores exemplos disso.
2024 foi um ano de muitas descobertas, mas também um de muitos desafios.
Para avançar a humanidade ao próximo patamar precisamos empreender grandes somas de capital para nos equiparmos com o que há de mais moderno em tecnologia de pesquisa e para levarmos nossos pesquisadores para onde eles deveriam estar: na pesquisa empírica em campo.
Recursos em relevantes somas foram empregados neste ano em meios de transporte e combustíveis, em estadia e alimentação e em tecnologias diversas (como a LIDAR), dentre outros. Esses foram vetores de desprendimento total de recursos relevantes por nossas empresas; mas tudo valeu a pena diante os resultados obtidos.
O Ecossistema Dakila e seus parceiros desenvolveram diversas tecnologias de ponta neste ano.
Frente aos inegáveis sucessos de nossos pesquisadores fomos convidados a realizar diversas parcerias com entes públicos e privados, nacionais e internacionais, de modo a poder ampliar nossas redes de parceiros e levar a cada vez mais pessoas o conhecimento, que é nossa força norteadora.
Para garantir que nossas operações incorporem totalmente a modernização que estamos preconizando para o próximo ano todos os nossos processos de gestão de negócios foram renovados para aumentar nossa agilidade, velocidade de resposta e competitividade nacional e internacional. Todo o aprendizado deste ano servirá para impulsionar ainda mais o avanço do Ecossistema Dakila por dentre a Tríplice Hélice da Inovação no Brasil e no mundo.
2025 será o ano de acelerar nossos empreendimentos e pesquisas.
O forte desempenho apresentado neste ano por nossas empresas reflete a estreita parceria com nossos associados e colaboradores, esses que reconhecem toda a dificuldade em empreender na seara econômica-fiscal que estamos enfrentando. Em consoante, eles também compreendem que gerar as tecnologias na Fronteira Tecnológica Mundial é um esforço homérico que precisa não só de recursos de capital, mas, principalmente, de muita serenidade e paciência deles.
Conforme expusemos nas nossas grandiosas Atividades de Campo, no próximo ano vamos avançar e expandir nossas pesquisas e nossas capacidades produtivas para atender à demanda crescente por nossos produtos e serviços, com especial atenção ao BDM. Em particular as tecnologias de ponta que desenvolvemos de maneira autóctone vão otimizar nossas operações internas e melhorar o relacionamento com nossos parceiros.
Mas nada disso seria possível sem quem realmente importa.
Nosso crescimento não seria possível, no entanto, sem o apoio contínuo de nossos associados, de nossos colaboradores, de nossos parceiros e sem o trabalho notável e a dedicação de toda nossa equipe no Brasil e no mundo. Vocês todos fizeram deste ano um dos melhores de toda a nossa história, mesmo frente a tanta dificuldade.
Muito obrigado a todos e um feliz começo de ano. Que 2025 lhes traga todo o conhecimento que vocês anseiam e merecem.
Esses são os desejos sinceros de Urandir Fernandes de Oliveira e do Board de Diretores do Ecossistema Dakila.