O que é Ciência? O que é Tecnologia? O que são Inovações?
Por esses três termos que começamos a entender o Ecossistema Dakila.
A palavra grega ἐπιστήμη (epistêmê) é normalmente traduzida como “conhecimento”. Usando o conhecimento como base, os idiomas latinos derivaram “scientia”, ou seja, Ciência. Estar ciente é saber, ter a ciência, ter conhecimento de algo. Desde os primórdios da história recente da humanidade a palavra “Ciência” representa diversas ideias: uma biblioteca cheia de livros; uma empresa cheia de reagentes químicos; ou uma sala de aula cheia de alunos. Todas representam a Ciência, mas a palavra é muito mais complexa que elas.
A Ciência é tanto um conjunto de conhecimentos como é um processo. Em um livro ela pode parecer isolada e imutável, mas dele se dá o start para outras descobertas que podem, inclusive, derrubar o que nele está escrito. Por isso a Ciência é um meio de ampliar conhecimento e descobrir como o universo funcionou, como funciona e como ele vai funcionar.
Ser um cientista é estar continuamente refinando e expandindo nosso conhecimento (epistêmê) do universo e, ao fazê-lo, nos levar a novas questões para investigação futura. A Ciência nunca estará “acabada” e o conhecimento gerado é poderoso e confiável pois ele pode ser usado tratar doenças, desenvolver infraestrutura, e lidar com muitos outros tipos de problemas através de Tecnologia.
A palavra nasceu na indo-européia “tek”, que buscava identificar as habilidades de construção de moradias rudimentares com a madeira das acácias. Logo depois os gregos compuseram a palavra “τέχνη” (techne) que identificava habilidades especializadas de transformação da matéria, para criar aquilo que antes não existia, por mãos especiais.
Na Revolução Industrial (1760) os germânicos começaram a propagar a palavra “die Technik”, ou seja, a técnica. Dela veio a palavra tecnologia que temos hoje, e que permeia a Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) que se acelerou com a nascente indústria do séc. XIX e demonstrava as inovações com o avanço da Ciência nas sociedades europeias de então.
A palavra “inovação” deriva do verbo latino “inovare”, que significa renovar. Em essência, a palavra manteve seu significado até hoje. Inovação significa melhorar ou substituir algo, por exemplo, um processo, um produto ou um serviço. A criação de valor é uma característica definidora da inovação, e ela é o instrumento específico dos grandes administradores, sejam eles públicos ou privados. O ato que dota recursos com uma nova capacidade de criação de riqueza, que aumentem a felicidade das pessoas, sempre traz mudanças grandes e – via de regra – positivas.
Ao juntar esses três conceitos (Ciência, Tecnologia e Inovações) nós teremos o Ecossistema Dakila.
Todos os seus membros, sejam indivíduos, grupos, organizações ou empresas partem desses para orientar todos os seus esforços e fazem com que tudo que promovemos mire na fronteira tecnológica mundial. Precisamos sempre usar a nossa Ciência e de nossos parceiros para estar trabalhando com tecnologias de ponta, inovadoras.
A partir da renovação deste sitio de internet e de nossos canais midiáticos estaremos entrando em uma nova era onde o nosso Ecossistema Dakila será a mão amiga para todos nós e nossos parceiros. A mão que levará a humanidade ao futuro.
Esperamos que vocês e os seus entrem de corpo e alma nele.
Bem vindos ao futuro de Dakila. Bem vindos ao futuro da humanidade.