A noite do dia 31 de março foi marcada com um espetáculo de dança e música paraguaia que tomou conta da Praça do Rádio em Campo Grande. O evento Terra Gloriosa – Alianças Culturais trouxe um intercâmbio entre Brasil e Paraguai e lotou todas as cadeiras no local. Na oportunidade, o prefeito da capital sul-mato-grossense, Marquinhos Trad, se fez presente no grande espetáculo cultural e afirmou que a parceria público-privada é importante para fazer uma cidade prosperar.
“Toda parceria é bem-vinda, principalmente a que fomenta a cultura e traz a lembrança de um povo que ajudou a construir a nossa cidade, como o Paraguai. Há um número muito grande de paraguaios na nossa cidade. Aqui eles plantaram a boa semente, trouxeram princípios, se desenvolveram e aqui eles são extremamente importantes e necessários para a nossa Campo Grande. Por isso, esse laço de amor, de respeito, de afeto, de carinho; não apenas da cultura, mas também em todas as áreas que trazem a harmonia entre os seres humanos”, disse Marquinhos.
“Ninguém faz nada sozinho, a administração pública que não tem apoio da iniciativa privada tende e prenuncia ao abismo e uma gestão inexitosa, e quando a gente vê uma empresa trazendo a recordação do patrimônio cultural é algo digno de aplauso e de louvor, parabéns ao Ecossistema Dakila”, complementa o prefeito.
Max Freitas, secretário municipal de cultura e turismo de Campo Grande, também reforçou o quão fundamental é a união de empresas junto com o órgão público para traçar um caminho de resgate histórico e cultural. “Hoje, essa aliança entre Brasil e Paraguai faz o intercâmbio de valorização de cultura que é tão importante – entre os nossos irmãos paraguaios – e deixa também essa influência grande que nós temos aqui nos sul-mato-grossenses, que a gente tem de enaltecer e reforçar cada vez mais com esses encontros. Nosso muito obrigada ao Ecossistema Dakila e que essa parceria perdure por muitos anos e alcance voos ainda maiores”, pontua.
O presidente do Ecossistema Dakila, Urandir Fernandes de Oliveira, explanou sua alegria em ver a praça movimentada e agradeceu a aliança criada não só entre os países, mas também entre as empresas que se uniram para fazer o evento acontecer. “Apesar do tempo, agradeço a presença de todos e também as autoridades que se empenharam para esta realização. É uma grande honra para nós e muito motivante receber nossos irmãos paraguaios e que todos possamos tirar proveito disso, seja no conhecimento, na alegria, na parceria, amizade e na prosperidade”.
Alan Fernandes de Oliveira, proprietário da 067 Vinhos e da Pantanal Trading, ressaltou que a realização do evento significa união, compartilhamento de conhecimento e força. “Quando nossas culturas se unem as relações se potencializam. Em nome da 067 Vinhos e de todas as empresas e pessoas que integram o Ecossistema Dakila, agradeço o time que esteve por trás da organização desse evento, principalmente da Sectur e da parte do Paraguai”.
A noite contou com a presença de outras autoridades e também representantes do Consulado do Paraguai e da Colônia Paraguaia. Todo o evento foi transmitido ao vivo pela TVCH e pode ser acessado pelo link: Alianza Cultural: Tierra Gloriosa – Direto de Campo Grande/MS – TVCH – YouTube