Aconteceu na última semana de agosto, a finalização do projeto piloto Hard Engage Academy, uma ação conjunta da startup Hard Engage, Senac Hub Academy e do BDM Digital que levou diversão e conhecimento sobre o mercado de jogos para jovens da rede pública de ensino. Nesta etapa final, os alunos do Centro Estadual de Educação Profissional Padre João Greiner prestigiaram o evento.
Os estudantes fizeram um tour virtual pelo Senac Hub Academy e vivenciaram uma manhã bem diferente por meio da realidade virtual, games de controle remoto e jogos no computador. Nem mesmo a supervisora do Centro Estadual ficou de fora das experiências e contou que está passando por um processo de mudança mental sobre a área de jogos.
“Esse ano estou mudando o pensamento sobre os games, não imaginava a dimensão profissional que existia por trás do que vemos nas telas. Participei da realidade virtual, coloquei os óculos e achei fantástico, deu um pouco de medo porque foi a primeira vez, mas foi uma experiência incrível. Para os alunos com certeza foi mais encantador, pois além de saírem do ambiente escolar, os parceiros promoveram uma manhã bem interativa, com jogos atualizados e computadores bem modernos. Tenho certeza que a ação vai agregar no futuro dos jovens que puderam estar aqui”, contou Rose Paula Korlikoski, supervisora de curso técnico do Centro Estadual de Educação Profissional Padre João Greiner.
Anna Jully Dias de Oliveira ficou encantada com os computadores da sala de jogos do Senac. A jovem realiza o curso de assistente de projeto de games pela escola e conta que adorou a experiência de conhecer outras oportunidades profissionais. “Fiquei deslumbrada com tanta tecnologia e inovação em um só lugar. Por mais que a gente tenha na escola a capacitação, é totalmente diferente quando conhecemos outros lugares. Hoje aprendi muito com os profissionais sobre o mercado de trabalho, o mercado financeiro, e até com meus colegas sobre jogos de computador”, afirmou.
Para Gabriel Souza, o dia 31 de agosto ficará marcado na história. “Que manhã incrível! Eu cheguei achando que só iríamos ficar andando para conhecer o prédio, mas superou todas as minhas expectativas. Vi computadores modernos, vivenciei a realidade virtual, joguei games que sempre tive vontade, mas nunca a oportunidade de experimentar, me diverti muito”, disse.
“O mercado de trabalho voltado aos games é algo que me interessa, você pode criar um jogo e fazer as pessoas felizes. Você se diverte e leva a diversão para os outros também”, complementou Gabriel ao ser questionado se gostaria de trabalhar na área.
Novas oportunidades
Além de abordar o mercado de jogos, o encontro também trouxe aos estudantes a oportunidade de conhecer o BDM Digital, ativo em grande expansão pelo mundo e que está revolucionando a forma de utilizar o dinheiro. Durante o bate-papo, os alunos baixaram o aplicativo e começaram a movimentar a carteira com BDMs que receberam.
De acordo com o estudante Guilherme Barros de Deus, o BDM veio para revolucionar a indústria e trazer mais facilidade às pessoas. “Achei a proposta bem interessante, nos mostra uma nova oportunidade de pensar no mercado financeiro, uma outra opção para usar no dia a dia e bem mais seguro. Um aplicativo muito bom, moderno e de fácil uso e que vai transformar os meios de pagamentos digitais”.
“Conhecer o BDM Digital foi algo extraordinário que vai mudar minha vida, pois é aplicativo que pode ajudar o jovem a crescer e prosperar se souber utilizá-lo. É preciso ter interesse e eu vou pesquisar mais, principalmente sobre o investimento, para colocar mais ativos na conta e ver ele valorizando cada dia mais”, disse Gabriel Souza.
Projeto Piloto
Duas instituições de ensino público estadual participaram da iniciativa durante o mês de agosto: Waldemir Barros da Silva, na Moreninha 1, e Padre João Greiner, no Estrela do Sul. Ambas de ensino em tempo integral e possuem o Itinerário Formativo Profissional, com capacitações voltadas para projetos de games.
O BDM Digital se inseriu na parceria a fim de propagar o conhecimento e mostrar aos jovens que tecnologia é o caminho para o futuro. “Ao realizar esta ação pudemos acompanhar uma parte do desenvolvimento de ensino dos jovens e visualizar como é a realidade de cada um. Muitos nunca tiveram acesso a computadores tão modernos, óculos 3D, tecnologias digitais como o BDM. Diante disso, percebemos que estamos cada vez mais vivendo na era da inovação, mas ela ainda precisa ser apresentada à população, principalmente aos jovens que representam o futuro. É de extrema importância a união de empresas para proporcionar atividades de inserção digital. Com o Hard Engage Academy pudemos mostrar a esses estudantes que existem oportunidades além da diversão, tenho certeza que eles saíram daqui com novos pensamentos”, ressaltou Larissa Kautzmann, diretora do BDM Digital.
Para Ederson Roberto da Costa, docente de nível superior do Senac Hub Academy, o projeto piloto foi um sucesso e pôde mostrar aos jovens que o mercado de trabalho requer não somente vontade, mas capacitação e conhecimento. “O objetivo foi atingido, tenho certeza que os estudantes viveram experiências incríveis e encerram a ação com pensamentos sobre o futuro, principalmente profissional. Nosso intuito também foi mostrar que eles podem contar com o Senac para buscar capacitação na área que desejam seguir carreira, de uma forma mais descontraída e inovadora”, afirmou.