Urandir Fernandes de Oliveira

Biografia de Urandir Fernandes de Oliveira

Urandir Fernandes de Oliveira nasceu em Marabá Paulista em 14 de março de 1963. Presidente fundador da Associação Dakila Pesquisas, empresário e pesquisador, começou suas atividades fundando a hoje intitulada Associação Dakila Pesquisas há 22 anos e com a participação dos associados formou a cidade Zigurats que conta com o único observatório astronômico do estado além do Centro Tecnológico Zigurats (CTZ), distante poucos quilômetros da sede da fazenda Recanto de Havalon, locais onde realiza diversas pesquisas científicas.

Observatório Zigurats Urandir
Foto: Observatório e Centro Tecnológico Zigurats

Mais de 700 mil pessoas acompanham as atividades e publicações das pesquisas produzidas por Dakila.  A associação é constituída por centenas de investigadores em diversas áreas do conhecimento como geologia, biologia, geografia, física, arqueologia, química, astronomia, genética, entre outras.

Além disso, a Associação Dakila fomenta o desenvolvimento econômico da região promovendo emprego e renda para os moradores nos municípios de Rochedo, Corguinho, Terenos, Rio Negro, Campo Grande e outros. O grupo também promove atividades sociais e esportivas envolvendo comunidades, escolas e outras entidades, além de projetar o turismo no MS, praticamente tornando-se um dos principais destaques no Estado, movimentando aeroporto, hotéis, bares e restaurantes no Mato Grosso do Sul. Assim também como em outros Estados brasileiros e no exterior.

Em consequência disso foram homenageados na Câmara Municipal de São Paulo em junho deste ano pela Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz ligada a ONU pelo documentário Terra Convexa, lançado mundialmente em março de 2018 e que comprovou o verdadeiro formato de nosso planeta: convexo nos continentes e plano nas águas. Também em função deste trabalho foi homenageado em outubro deste ano pela Assembleia Legislativa do MS ao receber moção de congratulação pelas diferentes atividades realizadas na área do conhecimento.

Condecoração ABFIP UrandirFoto: Condecoração entregue pela ABFIP na Câmara Municipal de SP

homenagem MS UrandirFoto:  Recebimento da moção de congratulação na Assembleia Legislativa do MS

Pesquisador em Ciência Lilarial (tudo aquilo que a ciência não explica), Urandir além de presidir a Associação Dakila Pesquisas, é sócio fundador de várias empresas em diversos ramos, entre eles o grupo BKC: Cerâmica, Areia, Indústria, Mineradora, Comercial titular da famosa linha Kion, contando com algumas jazidas dentro e fora do Estado do Mato Grosso do Sul, onde já realiza exportação de matérias primas e produtos finalizados nas áreas de cosméticos e farmacêuticas. Conta ainda com parcerias com algumas universidades e hospitais na inovação tecnológica.